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quinta-feira, 27 de maio de 2021

O que comer primeiro no café da manhã? Nutricionista explica se há ordem certa

 27 de maio de 2021

Como anda seu cardápio alimentar pela manhã? Anda escolhendo bem os alimentos do seu desjejum? Essa refeição é muito importante para o seu dia, principalmente quando os quesitos são saúde e disposição. Em entrevista ao portal Taeq, a nutricionista Cristiane Coronel falou sobre a importância do café da manhã e deu dicas do que consumir, além de ensinar a ordem de consumo. "O café da manhã é um momento versátil, em que podemos fazer várias combinações incríveis para o corpo e para o cérebro. É uma excelente refeição que se pode oferecer prazer e nutrir bem o corpo para começar bem o dia", explica a nutricionista Cristiane Coronel ao portal Taeq. A especialista listou ao Taeq quais alimentos não devem faltar e a ordem de consumi-los. 

Confira:

Frutas: A primeira parte é escolher o cardápio do café da manhã, e frutas devem estar garantidas, segundo a nutricionista Cristiane Coronel. "As frutas, por serem fontes de nutrientes e fibras, ajudam o sistema digestivo a trabalhar bem", diz ela, que ressalta que o melhor consumo é o in natura - embora sucos e vitaminas sejam bem-vindos. 

Proteínas, fibras e fontes de energia: iogurte, queijos brancos e ovo são boas pedidas. "O ovo é uma excelente fonte proteica, e nos dá saciedade por mais tempo". Fibras como sementes de chia e linhaça, também enriquecem o café, segundo a nutricionista. Isso sem falar que é preciso comer algo que dê disposição para enfrentar o resto do dia. "Pão integral, tapioca, cuscuz, mandioca ou outros tubérculos são excelentes fontes de energia para o início da manhã". 

Ordem
Primeiro frutas ou vitaminas. "Inserir as fontes de energia, fibras e proteínas promove uma sensação de saciedade para depois. Assim, o organismo assimila melhor os alimentos e sua absorção". As frutas são alimentos completos e, por isso mesmo, são a primeira coisa a se comer na hora do café. Depois, para quem gosta de café preto, o ideal é consumir após ingerir alimentos sólidos. "Isso evita que a cafeína, presente no café, irrite a parede gástrica, quando consumido em jejum". Se tomado corretamente, o café pode trazer muitos benefícios para quem o toma. "O café é termogênico, ou seja, ajuda na perda de peso, dá disposição, é um antidepressivo natural e melhora o raciocínio." "Alimentos considerados 'pesados', muito calóricos e de difícil digestão, tais como frituras, doces em geral e tortas muito elaboradas que levem leite condensado, chocolates, glacê etc. devem ser evitados no café da manhã", aconselhou a especialista.

Fonte: iBahia

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