sábado, 20 de abril de 2019

11 mitos e verdades sobre o cérebro

20 de abril de 2019
Será que realmente só usamos um décimo de nossa capacidade cerebral? 
“É você olhar no espelho, se sentir um grandesíssimo idiota/ Saber que é humano, ridículo, limitado/ E que só usa 10% de sua cabeça animal”, cantou Raul Seixas em “Ouro de tolo”. O roqueiro baiano tinha razão em falar que nós humanos somos limitados (e ridículos?). Mas, será que realmente só usamos um décimo de nossa capacidade cerebral? Confira o que dizem os especialistas sobre os “neuromitos” que circulam por aí. 

1. "Não é preciso estudar ao longo do semestre, somente na véspera da prova". 
MITO 
“Está provado até através de testes em abelhas e ratos que um treinamento espaçado, de cinco vezes por semana, por exemplo, é melhor do que um treinamento massivo em um só dia. Ou seja, a exposição ao conteúdo ao longo do semestre é muito melhor para o aprendizado”, diz o neurocientista Sidarta Ribeiro. 

2. "Só precisamos de cinco horas de sono". 
DEPENDE 
“Na verdade cada um precisa de uma quantidade própria. Em média, esse tempo costuma ser de no mínimo seis horas. O sono é importante para a recuperação dos neurônios e até para prevenção de doenças como o Alzheimer ”, afirma Ribeiro. 

3. "Soneca melhora o aprendizado". 
VERDADE
“O sono deveria ser trazido para dentro da escola das crianças pois é essencial para o aprendizado”, diz Sidarta Ribeiro. “É importante tanto para preparar o cérebro para o conteúdo novo, quanto para fixar e consolidar a memória.” 

4. "O cérebro não cria novos neurônios". 
MITO
“Isso caiu por terra há tempos. Hoje se sabe que enquanto a pessoa estiver viva ela tem capacidade de criar novas sinapses e novos neurônios de fato”, diz a pesquisadora Julie Weingartner. 

5. "Para tocar bem um instrumento musical, só se começar na infância." 
VERDADE 
“Ainda existe muito essa lenda, mas já sabemos que há uma plasticidade neural em graus muito avançados, independentemente da idade. Ou seja, podemos sempre aprender coisas novas. A vantagem de crianças e adolescentes é que elas tem uma velocidade muito maior nesse processo”, afirma Weingartner. 

6. "É impossível sentir dor no cérebro". 
VERDADE 
De acordo com uma lista de curiosidades sobre o cérebro elaborada pelo Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR), esse órgão não possui receptores responsáveis pela sensação de dor. Por isso algumas cirurgias cerebrais podem ser feitas com o paciente acordado. 

7. "Cada área cerebral tem uma função". 
MITO 
Segundo o IDOR, hoje sabemos que o cérebro funciona em rede, com várias áreas atuando em conjunto. 

8. "Possuímos trilhões de neurônios". 
VERDADE
O número de sinapses, que são as conexões entre os neurônios, gira em torno de 500 trilhões, de acordo com o IDOR. 

9. "Atividades em grupo fazem bem ao cérebro". 
DEPENDE 
“Existem diferentes perspectivas e teorias sobre isso. A primeira argumenta que o ritual não é importante ou benéfico para o bem-estar mental ou físico, e que as pessoas perdem muito tempo e energia que poderiam ser gastas de forma mais produtiva. Também facilitaria a divulgação de informações falsas ou erradas e a disseminação de rumores. Por outro lado, há um grande número de teóricos que argumentam que os rituais têm efeitos positivos no bem-estar mental e físico ao ligar as pessoas umas às outras. Há fortes evidências de que laços sociais ajudam as pessoas a levarem vidas mais felizes e saudáveis.”, afirma o neurocientista Ronald Fischer. 

10. "A genética pode influenciar em nosso comportamento". 
DEPENDE 
“Nós carregamos conosco um conjunto de genes específicos que nos predispõem a tornar alguns comportamentos ou hábitos mais fáceis ou mais difíceis de adquirir. No entanto, como esses genes se desenvolvem, vai depender do ambiente. Portanto, as condições culturais são realmente importantes para entender como os processos neuropsicológicos estão sendo traduzidos em comportamentos”, afirma Fischer. 

11. "Usamos apenas 10% do nosso cérebro". 
MITO
Segundo o IDOR, ao contrário do que se acredita, não usamos apenas 10% do cérebro: ele está sempre em atividade plena.
Imagem: iBahia

Fonte: Agência O Globo/iBahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário