O Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem) informou que apreendeu 10 balanças em inspeções realizadas recentemente em feiras nos bairros Cohab Massangano (zona oeste) e Areia Branca (zona leste), em Petrolina. As ações prosseguirão até o final deste mês e todos os bairros devem ser visitados pelos fiscais.
Segundo o Ipem Regional Petrolina, os equipamentos apreendidos não estavam de acordo com as normas exigidas pelo órgão, pois não tinham aprovação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), estando, portanto, descumprindo o item 8 da Regulamentação Metrológica aprovado pela Resolução Nº 11/88 do Conmetro (Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).
O Ipem recomenda aos comerciantes só adquirirem balanças para fins comerciais se as mesmas corresponderem ao modelo aprovado pelo Inmetro, e se também tiverem o selo da verificação inicial do instituto.
A recomendação é, ainda, para que os comerciantes inspecionem os aparelhos periodicamente, a fim de verificar se as balanças estão com defeitos e assim evitar lesar o consumidor.
Denúncias
O Ipem informa ainda que o consumidor que se sentir lesado em relação ao peso e à quantidade de um determinado produto, deve acionar a ouvidoria do órgão através do telefone (87) 3861-6629 ou pelo email: petrolina@ipem.pe.gov.br. Após a solicitação, o Instituto desloca uma equipe de fiscais ao estabelecimento denunciado para averiguar possíveis irregularidades.
Foto: Divulgação
Fonte: Blog do Carlos Britto
Nenhum comentário:
Postar um comentário