Petrocar Transportes

Petrocar Transportes

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Secretaria de Cidadania de Petrolina realiza III Semana do Bebê

05 de Novembro de 2015
A semana de 09 a 13 de novembro será dedicada à atenção e a saúde de bebê. A Secretaria Cidadania (SEDESC) em parceria com as Secretarias de Educação (SEDUC), de Saúde e Hospital Dom Malam/IMIP, realizam a III Semana do Bebê em Petrolina. Na manhã da segunda-feira (09), a Semana do Bebê será aberta no Hospital Dom Malam/IMIP com a escolha e coroação do príncipe ou da princesa nascido na primeira hora do dia 09/11 e que será homenageado com kit's de enxovais. Haverá também entrega do projeto de lei que institui a semana do bebê, como lei municipal. A Semana do Bebê, tem foco exclusivo ao cuidado e o acompanhamento do bebê e das gestante. O trabalho nas unidades de saúde, onde as gestantes realizam todos os exames do pré-natal, e são assistidas por equipes de médicos, e profissionais de saúde, além dos assistentes sociais, são acompanhadas e monitoradas para garantir a saúde da mãe e do bebê. Durante a programação varias ações serão realizadas para as gestantes e os bebês como: palestras de cuidados com a higiene bucal das Crianças e gestantes, atualização do cartão de vacina; consultas com clínico geral para as crianças, consulta de enfermagem (puericultura), recreação com NASF, teatro de Fantoches, pinturas de rosto, palestras com nutricionistas sobre a alimentação do bebê, apresentação do grupo Contador de História (SME). A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo UNICEF e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e o desenvolvimento de crianças de até seis anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros. 

Programação

Dia 09 – manhã – Hospital Dom Malam/IMIP 
- Abertura oficial no HDM (Homenagem ao nascimento da princesa/príncipe da 3ª Semana do Bebê em Petrolina, entrega do Kit enxoval do Bebê, no Hospital IMIP- Dom Malan. 
Dia 10 – Terça-Feira – manhã – Ações de Saúde (Manhã): AME-Izacolândia. -Vacinação, consulta médica, antropometria (medir e pesar), saúde bucal: escovação e aplicação de flúor; orientação nutricional e shantala para bebê; palestras: Importância do aleitamento exclusivo e divulgação dos temas da caderneta de saúde do adolescente. 
Dia 10 – Terça-Feira – manhã – Ações de Educação (Tarde): CRAS João de Deus e CRAS Rio Corrente- no CEU – Centro de Esporte e Cultura Unificados Secretaria Cidadania/Mãe Coruja: Estratégias para redução da mortalidade materna e infantil Palestra sobre a Campanha 1000 dias - Pastoral da Criança e SEDESC   
Dia 11 – Quarta-Feira – manhã – Ações de saúde: AME- Josefa Sousa (Pedra Linda) Ações de educação: CMEI: João Paulo I Música: sanfoneiro mirim, apresentação teatral, apresentação artística, Peça teatral:Grupo Dó Ré Mi Palestras: respeito e valorização das diferenças e combate as práticas preconceituosas ou discriminatórias, pintura facial e fanfarra 
Dia 12 – Quinta-feira – manhã – Ações de Saúde: (manha) AME-Mª Socorro Gil (Ouro Preto) -Vacinação, consulta médica, antropometria (medir e pesar), saúde bucal: escovação e aplicação de flúor; orientação nutricional e shantala para bebê; palestras: Importância do aleitamento exclusivo e divulgação dos temas da caderneta de saúde do adolescente. 
Ações de educação (Tarde) : Auditório da Secretaria Municipal de Saúde (14h00 às 17h00)
Palestras: - Notificação compulsória: Violência Doméstica; -Apresentação dos Temas abordados na Caderneta de Saúde do adolescente. 
Dia 12 – Quinta-feira – manhã – UNIVASF: PROJETO SENTINDO NA PELE - (CPEI/PROEN-UNIVASF) 
09h00 às 11h30 = MESA: DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: ECA, ADOÇÃO, CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA (Representante da Vara da Infância, Representante do Conselho Tutelar, Profª. Dra. Karla Daniele Maciel-UNIVASF 
Tarde: 14h00 às 15h30 PALESTRA: AMAMENTAÇÃO (Representante do Hospital Dom Malan) 15h45 às 17h30 = RODA DE CONVERSA: O DIREITO DE BRINCAR (Mediador : Prof. Dr. Marcelo S. de Souza Ribeiro – UNIVASF) 
Dia 13 – Sexta-feira – manhã – "Passeata Semana do Bebê": Desenvolvendo vínculos afetivos. Crianças do programa nova semente, servidores da educação, saúde e SEDESC e, público em geral. mãe coruja: estratégias para redução da mortalidade materna e infantil 
Dia 13 – Sexta-feira –Tarde- CRAS Izacolândia Palestra sobre a Campanha 1000 dias - Pastoral da Criança e SEDESC. 
Ascom PMP

Fonte: Blog Diniz K-9

Nenhum comentário:

Postar um comentário