Petrocar Transportes

Petrocar Transportes

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Vazão mínima de 900 metros cúbicos por segundo em Sobradinho-BA será prorrogada até novembro, mas redução não está descartada

28 de Outubro de 2015
Em reunião realizada ontem (27) na sede da Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília, sobre as condições da bacia do Rio São Francisco com a prática de defluências reduzidas, ficou decidido que a vazão mínima defluente autorizada a partir do reservatório de Sobradinho, norte da Bahia – atualmente em 900 metros cúbicos por segundo -, será prorrogada até o final de novembro. No entanto, as entidades federais e estaduais envolvidas e os representantes dos setores usuários da Bacia receberam um sinal para se preparem, pois dependendo das condições hidrológicas futuras, a vazão mínima permitida poderá ser reduzida ainda mais. Segundo a ANA, uma nova reunião de avaliação será feita em novembro. Também ficou acertado que a vazão defluente do reservatório de Três Marias, localizado nas cabeceiras do Rio São Francisco (Minas Gerais), de 500 metros cúbicos por segundo desde 29 de setembro deste ano, será mantida até o final de novembro. Três Marias é uma das reservas estratégicas para a segurança hídrica da Bacia, que pode ser fundamental caso o próximo período úmido seja abaixo da média, semelhante ao que vem sendo observado nos últimos anos na região. 

Vazões abaixo da média
Desde 2013 a bacia do rio São Francisco vem enfrentando condições hidrológicas desfavoráveis, com vazões e precipitações abaixo da média, trazendo consequências nos níveis de armazenamento dos reservatórios ali instalados. Por isso, para manter os estoques de água, desde abril de 2013, a operação dos reservatórios vem sendo feita de forma especial e com acompanhamento periódico. A operação especial evitou que esses reservatórios atingissem o nível mínimo operacional ainda em 2014. Atualmente o volume do reservatório equivalente da bacia do rio São Francisco é de 8,69% do seu volume útil total. Três Marias acumula 15,27% e Sobradinho, 4.96%, o volume mais baixo já registrado desde a entrada em operação desse reservatório. 
Foto: Reprodução

Fonte: Blog do Carlos Britto

Nenhum comentário:

Postar um comentário