Petrocar Transportes

Petrocar Transportes

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Empresas querem mão de obra da terceira idade

29 de Outubro de 2015
A secretaria de Cidadania, através da Diretoria do Idoso, reuniu-se na última terça-feira (27), para discutir e avaliar as ações da Diretoria, bem como fazer os preparativos para as festas natalinas que fazem parte do calendário dos grupos de idosos existentes na cidade.Ainda foram avaliadas as denúncias de violação dos direitos dos idosos, o Estatuto do Idoso, bem como uma apresentação de metas a serem alcançadas até o término do ano de 2015. Ainda foi discutido na reunião, a volta do idoso ao mercado de trabalho, e como acompanhar a pessoa na terceira idade, para que seu retorno para uma atividade remunerada não seja penosa e possa causar certos malefícios ao idoso. 

Mercado de Trabalho
Em Petrolina ,o filão para contratação de mão de obra na terceira idade tem crescido e mostrado várias histórias de sucesso, tanto para quem contrata, como para quem é contratado. Como é o caso de duas Empresas Petrolinenses que resolveram investir em mão de obra experiente e qualificada. A Empresa Sanvale/Gestão Ambiental, resolveu abrir uma ala para contratar mão de obra na terceira idade. A Empresa que é referencia no mercado de reciclados, contrata e cuida dos Idosos, como qualquer outro funcionário e ainda garante acompanhamento especializado para aqueles que estão se readequando no retorno ao mercado. E o que mais chama a atenção para esse tipo de mão obra é a qualidade que o serviço ganha. Clóvis Gomes de Assis, 64 anos, acaba de ser contratado para se auxiliar em uma grande refeitório que fornece alimentação para mais de 300 funcionários de uma grande Empresa, e se diz satisfeito com a oportunidade que lhe foi confiada. “Eu me sinto rejuvenescido! Estar de volta ao trabalho vai me garantir, alem de um salário, uma vida com atividade, por que ficar em casa é muito ruim. Eu só tenho que agradecer a oportunidade de poder trabalhar e tirar aquela sensação de que velho nada pode fazer” relatou o idoso. O Restaurante Frambopeixe ,também aderiu a esse tipo de contratação e o proprietário confessa que foi uma da mais acertadas que podia ter feito nos últimos meses. “ Nós conseguimos quebrar toda barreira de preconceito quando contratamos seu Clóvis, que com 64 anos, tem dado um show no convívio com todos os funcionários, e assim ganhamos mais ,por que ele tem se tornado exemplo para os mais novos na responsabilidade com horários, no abraçar do trabalho, enfim, a tendência é que contratemos mais experientes para compor nosso time”, disse Antônio Carlos , proprietário do Restaurante Frambopeixe. Célia Regina Carvalho, secretária de Cidadania, falou sobre esse tipo de contratação e revela que se sente orgulhosa de ver que o trabalho da terceira idade está cada vez mais se valorizando. “As Empresas que contratam a mão de obra experiente da terceira idade, demonstram seu compromisso com o social, e são dignas de nosso respeito credibilidade. Ter os direitos assegurados através da política pública, só engrandece o idoso, que não é uma máquina quebrada, mas,são pró ativos quando recrutados para o trabalho.Quando a empresa acredita em uma pessoa com mais de 60 anos ,ela esta afirmando que é possível extrair algo de bom do idoso, que vai contribuir pro crescimento da empresa.Isso sim ,merece nossa admiração”, afirmou . 

Número de idosos dobrou nos últimos 20 anos no Brasil, aponta IBGE
A tendência de envelhecimento da população brasileira cristalizou-se mais uma vez na nova pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Os idosos – pessoas com mais de 60 anos – somam 23,5 milhões dos brasileiros, mais que o dobro do registrado em 1991, quando a faixa etária contabilizava 10,7 milhões de pessoas. Na comparação entre 2009 (última pesquisa divulgada) e 2011, o grupo aumentou 7,6%, ou seja, mais 1,8 milhão de pessoas. Há dois anos, eram 21,7 milhões de pessoas. Ao mesmo tempo, o número de crianças de até quatro anos no país caiu de 16,3 milhões, em 2000, para 13,3 milhões, em 2011. Petrolina tem se destacado no tratamento com a pessoa idosa, haja vista os programas desenvolvidos dentro da Secretaria de Cidadania, visando uma velhice saudável e com mais qualidade de vida.O município conta com 15 grupos estabelecidos na cidade que alcançam mais de 500 Idosos, com praticas esportivas, cursos, monitoramento da saúde do Idoso e acompanhamento psicológico. Os Centros de Convivência dos Idosos do município tem sido em particular a segunda casa dos idosos que precisam socializar com os da mesma idade. Nos CCI’s são oferecidos diariamente 4 refeiões, além de atividade lúdicas que elevam a autoestima dos idosos que participam dos grupos nos CCI’s. 
Ascom PMP

Fonte: Blog Diniz K-9

Nenhum comentário:

Postar um comentário